terça-feira, 27 de outubro de 2015

[#LeiaResenhas] Kimberly McCreight - Reconstruindo Amélia

Crítica do Livro "Reconstruindo Amélia", de Kimberly McCreight. Montagem: Renato Souza.

Livros que abordam questões sociais modernas são definitivamente a minha praia. Com uma trama eletrizante sobre todo o drama, então, aí fica perfeito. Assim foi com o livro “Reconstruindo Amélia”, de Kimberly McCreight.

Na simples sinopse, quando sua mãe estava no caminho para verificar uma denúncia da direção por mau comportamento da filha, mais especificamente um plágio de trabalho, Amélia, uma adolescente de 15 anos, comete suicídio na sua escola, pulando do segundo andar. A mãe, em estado de choque, não acredita no que aconteceu, já que Amélia era uma aluna exemplar e (aparentemente) não tinha problema de relacionamento nem com ela e nem com nenhum colega. A história começa a ficar ainda mais misteriosa quando Kate recebe em seu celular a mensagem anônima: "Amélia não pulou".

Assim, o livro se intercala entre a narração de Amélia (1ª pessoa), que vai contando tudo que se passou até o dia da sua morte; e a narração em 3ª pessoa acompanhando a trajetória de Kate na busca pela verdade. A cada capítulo a sua filha vai sendo revelada tanto para a mãe quanto para o leitor.

O livro é incrível. Abordando questões como o preconceito, o bullying na escola e a necessidade de pertencer a algum grupo estudantil para se sentir aceito são abordados de maneira que fica impossível querer largar o livro. A autora tem um domínio sobre a escrita e sabe exatamente aonde quer chegar com a trama. Os diálogos são incríveis e as descrições são na medida certa.

É difícil não se comover com a história, já que é tudo muito real e perfeitamente plausível de acontecer. É de certa forma uma denúncia para o que hoje acontece nessa era tecnológica, a qual afeta o relacionamento entre pais e filhos e o ambiente escolar do indivíduo, o qual por sua vez pode acarretar inúmeros problemas psicológicos aos estudantes.

"Reconstruindo Amélia" é um drama com suspense que prende desde a primeira página, com várias revelações que pegam o leitor de surpresa. Sem dúvida este livro entra para um dos meus favoritos e uma das melhores leituras que tive em 2015. Recomendo! #LeiaUrgente.