terça-feira, 11 de agosto de 2015

[#LeiaResenhas] Neil Gaiman - O Oceano no Fim do Caminho

Crítica do livro "O Oceano no Fim do Caminho", de Neil Gaiman. Montagem: Renato Souza.
Esse gênero literário não faz muito o meu estilo, mas curti muitas passagens de "O Oceano no Fim do Caminho", de Neil Gaiman. O fato de eu dar três estrelas é somente por eu não curtir tanto o tipo de literatura, e ainda sim gostei de acompanhá-la.

Na verdade, o interessante desse livro é que você não entende praticamente nada do que leu quando o termina (risos); ou, se entendeu a mensagem da maioria dos acontecimentos, outra pessoa dificilmente irá interpretá-los da mesma maneira que você. Alguns trechos nos identificamos de cara, pois mostra uma visão clara do que passamos na infância; em outros (a maioria) precisamos fazer uma grande interpretação, que não será completa em apenas uma leitura.

Confesso que assim que acabei de ler eu parti para a internet em busca de opiniões que dessem uma visão mais clara sobre a mensagem do autor e sobre a metáfora bastante complexa que ele colocou em sua obra. Consegui entender mais alguns fatos, mas nem tudo. Em muita coisa fiquei perdido. É preciso ler essa história mais de uma vez, sem dúvida. Livro repleto de fantasias, mas daquelas aparentemente sem noção, do tipo bem surreal, e que não oferece nenhuma explicação para todas as perguntas deixadas na história.

Para quem curte esse gênero este livro é um prato cheio. Além disso, a escrita é leve, os personagens são cativantes, com destaque para o protagonista, e pode servir de excelente reflexão sobre a infância.