terça-feira, 18 de agosto de 2015

[#LeiaResenhas] Sarah J. Maas - Coroa da Meia-Noite (Trono de Vidro #2)


Crítica do livro "Coroa da Meia-Noite". Montagem: Renato Souza.
Se Trono de Vidro (livro 1) não chegou a querer me fazer ler a sequência imediatamente, “Coroa da Meia-noite” mostrou as pretensões da série e conseguiu chamar minha atenção.

Depois do primeiro livro, que serve como uma espécie de prólogo para a saga, o segundo começa de uma forma eletrizante. Após se tornar a assassina do rei de Adarlan ao vencer a competição, Celaena cumpre ordens e passa a matar (ou fingir que está matando) as vítimas encomendadas pelo rei, até que ela se depara com um nome pertencente ao seu passado e resolve investigar mais a fundo quais são as ameaças reais e quem são os envolvidos.

De início eu tive a forte impressão de que o livro se trataria de um romance com aventura, mesmo com o início eletrizante e boas cenas de ação. Me enganei. Tudo estava sendo muito bem construído para um cenário de tramas e desconfianças entre vários personagens, que por sinal são muito bem definidos e construídos. No meio da obra, quando o leitor se depara com uma grande cena, que revela as reais pretensões do enredo, certamente se tornará um grande fã da história. Os acontecimentos se interligam com os fatos anteriores de maneira brilhante, sinônimo de boa condução da autora.

Interessante observar que as aventuras de Celaena envolvem magia e fantasia e quando nos deparamos com esses gêneros nem sempre o(a) autor(a) consegue inseri-lo de maneira que faça qualquer leitor aceitar todas as ideias propostas. Na saga do “Trono de Vidro” esses elementos não são só inseridos na medida certa como eles aparecem de uma forma completamente nova.

Ao final de Coroa da Meia-noite percebemos que a trajetória de Celaena e cia irá nos render ainda boas tramas e aventuras. Além do enredo ter muito a oferecer, os personagens são bastante carismáticos e fazem com que o leitor naturalmente passe a torcer por eles... ou odiá-los.

Para quem gosta de uma história com um pouco de cada gênero, todos na dosagem correta, eu recomendo este livro. Entrou para os meus favoritos de 2015, muito bom!