domingo, 7 de junho de 2015

[#LeiaResenhas] Gillian Flynn - Garota Exemplar

#LeiaResenhas Gillian Flynn - Garota Exemplar. Montagem: Renato Souza.
Logo que foi anunciado o filme homônimo de "Garota Exemplar", de Gillian Flynn, fiquei bastante interessado em lê-lo, uma vez que a premissa era boa, os atores que fariam os personagens eram muito bons e não era todo dia que víamos uma adaptação de suspense psicológico. Sabe aqueles livros que você termina e fica pensando que a autora deve ser doente por ter tamanha inteligência? Pois é, este é o caso.

A história acompanha a trajetória de um casal bastante complexo: Nicky e Amy. Tudo começa quando ele chega em casa e se depara com uma cena bastante suspeita, em que as evidências levam a crer que sua esposa foi sequestrada e/ou assassinada, sendo que Nicky é o principal suspeito. Então a procura por Amy, que deixou várias pistas para que seu marido pudesse desvendar, brincadeira tradicional do casal, é iniciada.

O livro (narrado em primeira pessoa) é dividido em "três livros", todos com capítulos alternados entre os dois protagonistas. Repleto de verdades sobre os relacionamentos e sobre a mídia, deparamos com dois personagens extremamente complexos. É impressionante como a autora Gillian Flynn vai fundo na mente deles. As primeiras páginas são um pouco cansativas, confesso, mas a sua curiosidade vai crescendo a medida que as revelações começam a acontecer.

É preciso respeitar muito o que autora fez em Garota Exemplar. É como se ela criticasse todos os clichês que são utilizados nos livros, filmes e etc. e como somos vítimas dessa "robotização", quero dizer, todos os fatos do livro levam o leitor a pensar em resultados tradicionais das histórias, mas a todo momento ele é surpreendido. O que eu fico impressionado é que, mesmo depois de ter lido tantos livros, uma grande revelação pode te deixar boquiaberto. 

Esta é uma história que desperta sentimentos variados no leitor, sentimentos estes que não posso revelar sem dar spoilers, e esta com certeza eu não quero estragar em nada. Eu preciso que todos se surpreendam como eu (risos). Sem dúvida este livro entra para um dos melhores que já li. Tenho uma queda pelos de suspense psicológico e esse foi capaz de me deixar uma semana sem conseguir ler outro, pois fiquei um tanto perturbado e impressionado.

Creio que o final divide opiniões até hoje, mas eu particularmente achei digno de aplausos e completamente inovador e original. Leia, urgente!

Obs.: o filme ficou excelente! A adaptação foi praticamente perfeita, só o final que poderia ter sido mais fiel. De resto, recomendo.