domingo, 7 de junho de 2015

[#LeiaResenhas] Samantha Hayes - Até Você Ser Minha

#LeiaResenhas Samantha Hayes - Até Você Ser Minha. Montagem: Renato Souza.
A minha queda por livros de suspense psicológico me leva a querer comprar quase todos os lançamentos desse gênero. Recentemente me deparei com o chamativo "Até Você Ser Minha", de Samantha Hayes. A premissa era uma das melhores e criei muitas expectativas pelo livro, mas que infelizmente não foram completamente satisfeitas.

A sinopse é simples: Claudia está prestes a dar a luz a seu primeiro bebê quando uma misteriosa babá (Zoe Harper) é contratada para ajudá-la nas últimas semanas antes do parto, já que seu marido (James), que é da marinha, ficará ausente a trabalho por dois meses a partir de alguns dias. Paralelamente, uma dupla de policiais passa a investigar um assassinato envolvendo uma mulher que estava grávida, mas foi encontrada em uma banheira na sua casa juntamente com o seu bebê recém-abortado.

O que eu preciso elogiar neste livro é sem dúvida a sua escrita. A autora escreve os capítulos no tamanho perfeito e alterna três narrações na história: a narrativa em primeira pessoa da personagem Claudia, a narrativa em primeira pessoa da babá Zoe e a narrativa em terceira pessoa envolvendo os policiais Adam e Lorraine. Além disso, os personagens têm seus perfis psicológicos muito bem definidos. Sentimos a realidade da história e nos cativamos fácil por ela. E é esse alto nível que encontramos em pouco mais de 100 páginas, mas a partir disso falhas infelizes da autora atrapalharam o desenvolvimento.

Se no começo mal queremos largar o livro, depois passamos a ter a sensação de que estamos sendo muito enrolados. Aos poucos percebemos que alguns capítulos e "mini-histórias" foram totalmente desnecessárias e só atrapalham o clima eletrizante que havíamos encontrado anteriormente. De uma leitura fácil passamos para uma leitura monótona e cansativa. Nesse cenário, temos tempo o suficiente para teorizar diversos suspeitos e ligação entre os personagens e tramas. Se você for um leitor acostumado com o gênero como eu, certamente não irá se surpreender com a principal reviravolta do final. Como disse, houve páginas de sobra para conseguirmos teorizar a surpresa.

Se não fosse por essa queda de ritmo, o livro estaria entre um dos melhores que já li recentemente, porque sua história é bastante original e muito bem encaixada. Apesar da reviravolta principal no desfecho não ter me causado tanta surpresa, Samantha ganhou o meu respeito ao inserir outras surpresas que realmente eu não estava esperando. Com certeza salvaram o livro de receber uma nota ainda menor. Ainda, penso que o epílogo foi um dos melhores que eu já li. Gostei muito de todos os ganchos deixados pelo livro terem sido concluídos nessa parte. A última linha, então, foi surpreendente e queria ter tido mais finais de capítulo como este. Uma pena, foi muito talento desperdiçado.

Queria ressaltar que a escrita é incrível e deixar uma ressalva de que aqueles que não estão acostumados com o gênero poderão se surpreender muito com "Até Você Ser Minha" e provavelmente o classificará com uma nota maior. Para estes eu recomendo, mas para os outros apenas leiam quando puder.