domingo, 7 de junho de 2015

[#LeiaResenhas] Pittacus Lore - A Ascensão dos Nove (Os Legados de Lorien #3)

#LeiaResenhas Pittacus Lore - A Ascensão dos Nove. Montagem: Renato Souza.
Nem sei por onde começar esta resenha, já devo ter perdido a imparcialidade na crítica dessa saga há algum tempo, eu confesso (risos). No entanto, vou tentar falar um pouco sobre este terceiro livro (de um total de sete) da série de “Os Legados de Lorien”. Penso que para uma série te conquistar não é necessário que apenas o primeiro livro seja bom, mas principalmente a sua continuação. Então, se o terceiro for ainda melhor, você já pode considerar a saga de forte potencial.

São muitos os pontos positivos de “A Ascensão dos Nove”. A ação está mais presente do que nunca e os “números” passam a ter menos tempo para se recuperar das batalhas. Porém, o que eu valorizo bastante é que elas não são apenas para “não deixar o livro parado”, porque todas estão dentro de um contexto bem definido.

O livro também se destaca pelo fato de não ser centralizado em apenas um personagem. São vários os protagonistas e cada lorieno tem uma personalidade própria. Torcemos muito por cada um. Aliás, para mim, o que tornou a obra memorável e ainda mais eletrizante foi o tipo de narração.

Se em “O Poder dos Seis” vimos a alternância dos pontos de vista de Quatro e Sete, neste temos a alternância de Quatro, de Seis e de Sete entre os capítulos. Eu nunca tinha lido um livro com três pessoas narrando e isso deu uma dinâmica na história que fez com que eu não quisesse largar a leitura. Eu admiro bastante esse dinamismo que o autor apresenta. Ainda, ele não perde tempo delineando coisas desnecessárias à história. Cada cena e personagem são descritos na medida certa.

Eu disse anteriormente e torno a frisar: o autor tem total domínio da saga e sabe muito bem aonde quer chegar ao final dela, tanto que em uma entrevista ele disse que utilizaria quantos livros fossem necessários para contar adequadamente a história dos lorienos, mas já divulgou oficialmente que o sétimo será o último.

Este terceiro livro foi de tirar o fôlego e vou ter que me controlar muito para não ler a sequência agora, pois preciso guardar para mais à frente, afinal ainda existe o sexto livro para ser lançado na versão brasileira (O Destino dos Dez) e o último que ainda nem foi escrito. Grande expectativa!