domingo, 7 de junho de 2015

[#LeiaResenhas] Jennifer A. Nielsen - O Rei Fugitivo (Trilogia do Reino #2)

#LeiaResenhas Jennifer A. Nielsen - O Rei Fugitivo. Montagem: Renato Souza.
Há algum tempo li o primeiro livro da Trilogia do Reino (O Falso Príncipe) e até havia gostado, mas nada que me fizesse buscar rapidamente a sequência. Então resolvi acompanhar “O Rei Fugitivo”, me surpreendi e simplesmente devorei a leitura.

Depois do final surpreendente de “O Falso Príncipe”, a saga de Sage (Jaron) continua e ele é obrigado a se arriscar em um plano. Mais uma vez não posso me aprofundar muito em uma sinopse, pois foram várias as surpresas guardadas para o protagonista e, consequentemente, para o leitor.

A história deste segundo livro foi muito mais tensa que a do primeiro. As primeiras 60 páginas denunciaram um cenário perigoso nas terras de Carthya quando Sage abriu mão temporariamente do trono para colocar em prática uma mirabolante ideia, e eu não pensei que fosse curti-la tanto. Mesmo com um plano muito bem criado pelo futuro jovem rei, ele tinha consciência de que muitas coisas poderiam dar errado e que ele corria sério risco de vida, juntamente com as pessoas que envolvesse.

A todo momento somos surpreendidos no livro. O clima tenso e preocupante não para. Mesmo sendo um livro juvenil, ao arriscar sua vida Sage faz com que o leitor ao mesmo tempo tenha medo de ler e não consiga parar de ler. Quando as surpresas acontecem e percebemos que ainda faltam muitas páginas para acabar, nos perguntamos: “Meu Deus, o que virá a seguir?”. Porém, a inteligência de Jaron em lidar com cada situação adversa nos faz o aplaudir de pé e perceber o quanto ele tem características de um líder. Apesar de sua pequena soberba, ele conquista até mesmo os inimigos com suas atitudes.

Eu não posso me aprofundar muito no enredo sem dar spoilers, mas depois de ler O Rei Fugitivo você vai passar a ver a guerra sob outro ponto de vista. Ela deve ser tratada com inteligência e “ganhar” deve adquirir um novo significado, acredito que essa seja a proposta de Jennifer A. Nielsen.

Este segundo livro da Trilogia do Reino me fez tornar fã da saga e eu o coloco como um dos melhores eu li em 2015. Jaron e Jennifer (autora) definitivamente ganharam o meu respeito e é uma pena que tenha apenas mais um livro (O Trono das Sombras) para concluir a história. Como de costume, vou precisar me segurar e deixar para lê-lo depois (risos). Recomendadíssimo!