#LeiaResenhas S. J. Watson - Antes de Dormir. Montagem; Renato Souza. |
Não é novidade que curto muito livros de suspense psicológico, aqueles tensos e de finais surpreendentes, com histórias bem amarradas e que envolvam uma pequena "bagunça" na mente humana. Nesse gênero, o livro "Antes de Dormir", de S. J. Watson, me viciou da maneira que eu gosto: daquele jeito de você começar a ler e não querer parar mais.
Na breve sinopse, a protagonista Christine sofre um problema de memória, sendo que ela só lembra da sua vida até uma certa idade e só consegue absorver novas memórias até dormir, pois quando acorda já esqueceu tudo que viu no dia anterior (parece o filme "Como se fosse a primeira vez", não é? Mas a semelhança para aí). Então, o livro começa com ela acordando ao lado de um cara (Ben) que diz ser seu marido há 22 anos, mas ela não se lembra de nada desse período. E aí começa a ficar mais intrigante quando um doutor liga pra ela dizendo que tem um diário que ela mesma escreveu na última semana contando os fatos que foram acontecendo com ela. Na primeira página do diário? "Não Confie em Ben".
Este livro apresenta tensão do início ao fim. Pelo fato da história ser narrada em primeira pessoa, na visão de Christine, você vai descobrindo junto com ela sobre os fatos que a cercam, ou seja, você também não sabe em quem confiar. Mesmo com poucos personagens, a autora consegue criar uma trama que nos deixa em dúvida sobre as reações intensões de todos, e é este o grande acerto, pois quanto mais a história se aprofunda, mais ficamos curiosos em descobrir quem o vilão e quem é mocinho, pergunta que persiste até as últimas páginas.
Apesar de todo esse cenário eletrizante, o pequeno ponto fraco do livro foram algumas partes um pouco cansativas e repetitivas. Isso pode ser justificado pelo iminente esquecimento da protagonista, mas para o leitor ficou um pouco maçante. Não chegou a comprometer a qualidade da obra, mas esta poderia ter sido perfeita se não fosse por essas partes.
Na finalização todas as peças foram muito bem encaixadas e pode surpreender a muitos leitores. Eu recomendo muito este livro para aqueles que querem se sentir presos a uma boa história, do início ao fim. Muito bom!
Obs.: ignorem o filme, ficou muito ruim!